Noticias
28-10-2015
Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga é o novo Parceiro Serviin

A comunidade surda pode agora entrar em contacto com o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV) mais facilmente através do Serviin (Unidades Hospitalares de Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis). A parceria celebrada entre a Zonadvanced e o Centro Hospitalar vai permitir uma aproximação dos utentes surdos ao seu hospital de referência.

Para Miguel Paiva, Presidente do Conselho de Administração do CHEDV, “torna-se indispensável aos profissionais de saúde encontrar novas formas que facilitem a promoção a uma assistência à saúde de qualidade e humanizada. A relação do profissional de saúde e o utente surdo precisa ser melhorada, porque para a Comunidade Surda o atendimento digno é alcançado quando são compreendidas as suas necessidades.”
O CHEDV é o primeiro Centro Hospitalar a disponibilizar o serviço presencial. Sempre que um surdo dê entrada na urgência, tenha uma consulta, tratamento ou pretenda visitar alguém, tem à sua disposição dispositivos móveis exclusivamente para contacto com o Serviin que intermediará a comunicação entre o utente surdo e o profissional de saúde.
No âmbito desta parceria estão também incluídas as chamadas telefónicas para os canais de Atendimento Telefónico do CHEDV que serão disponibilizados para o apoio no esclarecimento de informações aos utentes, marcação de exames, consultas e tratamentos.
Para Filipe Pereira, Responsável pelo Serviin, “este Centro Hospitalar é, neste momento, o único a nível nacional que tem estes canais de comunicação para que um surdo se desloque sozinho na unidade de forma autónoma.”

No lançamento oficial do serviço no Centro Hospitalar esteve presente David Fonseca, surdo e utilizador do SNS, que veio exemplificar a comodidade e facilidade no atendimento ao utente surdo.