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Responsabilidade Social

Acessibilidade em LGP




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O que é a Responsabilidade Social Empresarial (RSE)?

World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) define Responsabilidade Social Empresarial (RSE) como o compromisso empresarial que contribui para o desenvolvimento económico sustentável, trabalhando com os colaboradores, as famílias, a comunidade local e a sociedade de forma a melhorar a sua qualidade de vida. Uma estratégia de RSE coerente, baseada na integridade, em valores sólidos e numa abordagem de longo prazo, oferece claros benefícios para as empresas e contribui para o bem estar da sociedade.

 

Logótipo "Acessibilidade em LGP"

Conceito

O Serviin em parceria com a Associação Portuguesa de Surdos (APS), desenvolveu um conceito representado por um Logótipo (que significa "Acessibilidade") que pretende diferenciar na Sociedade as instituições que exercem activamente os valores da RSE, permitindo a inclusão da comunidade surda. 

Objectivos

Com a utilização deste logótipo, pretende-se que:
- Quem o utiliza, pratique os valores sociais da inclusão e da igualdade no acesso à informação por parte da comunidade surda, disponibilizando para tal, mecanismos humanos, técnicos ou tecnológicos.
- A sociedade reconheça neste símbolo o compromisso de cada entidade (pública ou privada) para com a comunidade surda.
- As entidades que adoptem este logótipo sejam distinguidas e valorizadas na Sociedade e com isso sejam criados movimentos que dinamizem cada vez mais a adopção da Língua Gestual Portuguesa (LGP).

 

Formulário de acesso

Se disponibilizar alguma forma de comunicação com a comunidade surda, preencha o formulário para fazer download do logótipo "Acessibilidade em LGP".

FORMULÁRIO


Serviços suportados pelo Serviin

O Serviin assume o custo da ligação para alguns serviços que são importantes para a Comunidade. Sendo estas chamadas suportadas pelo Serviin, pedimos especial atenção a quem as queira fazer, utilizando o serviço de uma forma responsável e consciente para que todos consigam ter acesso.


    Horário
Serviço de Táxi 9:00 - 23:00
INEM | Bombeiros | PSP | GNR 9:00 - 23:00
Entidades de Ensino Público 9:00 - 23:00
Amigos e Família 9:00 - 23:00
Comércio local 9:00 - 23:00

LEGISLAÇÃO


Código Civil

CAPÍTULO II

4. Práticas discriminatórias

Consideram-se práticas discriminatórias contra pessoas com deficiência as acções ou omissões, dolosas ou negligentes, que, em razão da deficiência, violem o princípio da igualdade, designadamente:
d) A recusa ou o impedimento da utilização e divulgação da língua gestual.

Constituição da República Portuguesa

Artigo 13.º

Princípio da igualdade

1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.