arouca
Arouca

AROUCA

Concelho situado no interior sul da AMP – Área Metropolitana do Porto, Arouca assume a situação de fronteira entre o litoral, o interior e as Regiões Norte e Centro de Portugal. O vale de Arouca é circundado pela serra do Gamarão a norte, pelo monte cónico da Mó a leste e pela serra da Freita a sul, sendo atravessado pelo rio Paiva, um dos rios menos poluídos da Europa. 
O concelho de Arouca tem um notável património histórico e natural. Cada centímetro dos 328 quilómetros quadrados do município está classificado como Arouca Geopark Mundial da UNESCO, que alberga 41 sítios de interesse geológico (geossítios), alguns com relevância internacional, como as Trilobites Gigantes de Canelas, os Icnofósseis de Cabanas Longas e as Pedras Parideiras da Castanheira. Quase metade deste território (47%) está também classificada pela Rede Natura 2000, distribuída pelos três Sítios de Interesse Comunitário: Sítio Serra da Freita e Arada, Sítio Rio Paiva e Sítio Serra de Montemuro.
Aqui, acolhemos as pessoas como em nossa casa. Saboreamos uma gastronomia de sabores e saberes próprios, em que a carne arouquesa e a doçaria conventual e regional assumem protagonismo. Guiamos quem nos visita numa viagem pela história, que pode muito bem começar no «big bang», passar pelo surgimento das Pedras Parideiras, pela transformação do mar de Canelas em jazida de xisto, enquanto as trilobites se moviam pelas cruzianas, até aos tempos áureos do Mosteiro de Arouca, chegando aos nossos dias. Tudo isto, temperando a visita com a aventura dos rápidos do rio ou a calmaria dos Passadiços do Paiva, à descoberta dos percursos pedestres ou pura e simplesmente desfrutando da paisagem.

IGREJA SANTIAGO DE BOUGADO

PASSADIÇOS DO PAIVA

 

CASA DA CULTURA DA TROFA

MOSTEIRO DE AROUCA

 

FORUM TROFA XXI

RAFTING

 

TRILOBITES

 

 

SERVIÇOS

Horário de atendimento geral

Dias úteis 9h00 - 17h30

WWW.CM-AROUCA.PT