Text/HTML
povoa de varzim
Póvoa de Varzim

PÓVOA DE VARZIM

Cidade plana e atlântica, 15 metros acima do nível médio do mar, ocupa uma área de cerca de 250 hectares de configuração retangular. O concelho conta com cerca de 60.000 habitantes, tem uma área de 87,64 Km2 e é formado por 12 localidades distribuídas por 7 freguesias: União das Freguesias de Aguçadoura e Navais; União das Freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso; Balasar; Estela; Laúndos; União das Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai; Rates Incrustada à beira mar, em redor da cidade praticamente não há limites. O povoado, desfrutando da vastidão de espaço que o oceano lhe proporciona, a poente, beneficia também da sua localização na ampla planície litoral, que se alonga para norte e para sul sendo a visão somente barrada pela barreira formada pela serra de Rates, 7 km a nordeste.
A Póvoa é uma encruzilhada de «mil caminhos». Cruzam-na vias que seguem para norte até Ofir, Viana do Castelo e à fronteira de Valença; que encurtam distâncias para o interior (Trofa, Santo Tirso, Braga, Guimarães, etc); ou então, para sul, levando ao aeroporto e à cidade do Porto.
O concelho da Póvoa de Varzim carateriza-se pelos verões amenos e invernos suaves. A região onde se insere possui um microclima próprio, vantajoso no sentido em que esta é uma zona menos sujeita a geadas, comparativamente com outras regiões do Norte de Portugal.

PRAIA ZONA URBANA SUL

PRAIA ZONA URBANA SUL

 

PARQUE DA CIDADE

PARQUE DA CIDADE

 

PRAÇA DO ALMADA

PRAÇA DO ALMADA

 

SKATE PARQUE - PORTO PESCA

SKATE PARQUE - PORTO PESCA