Text/HTML
valongo
Valongo

VALONGO

Valongo, um Território a Descobrir!
O Município de Valongo está a comemorar os seus 180 anos. Contudo a história deste território com 75 quilómetros quadrados de área, onde atualmente convivem as cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e as vilas de Campo e Sobrado, já tem milhões de anos, remontando à Era Paleozoica.
Com cerca de 100 mil habitantes, Valongo tem uma localização estratégica na Área Metropolitana do Porto (AMP), com excelentes acessibilidades, proximidade ao Aeroporto Internacional, ao Porto de Mar e à segunda maior cidade do país, destino turístico que recebe mais de três milhões de turistas por ano.
Valongo possui um bilhete de identidade rico e diversificado com marcas territoriais únicas que afirmam e distinguem o concelho na AMP, destacando-se a centenária tradição do Biscoito e da Regueifa, a arte do Brinquedo Tradicional Português, a espetacular tradição da Festa das Bugiadas e Mouriscadas, a Ardósia, os Monumentos Religiosos e a beleza das Serras de Santa Justa e Pias, que integram o Parque das Serras do Porto.
Conhecedor dos recursos singulares existentes na sua área geográfica, o Município de Valongo direciona-se hoje estrategicamente para a construção de um território qualificado, equilibrado e catalisador, preparado para acolher investimento e promover a fixação de pessoas.
O Município oferece condições ímpares às empresas que apostam nas exportações e na internacionalização, pois aqui está instalado neste território o único “Porto Seco” desde o Minho ao Entroncamento. É através deste Terminal Multimodal relevante para dezenas de empresas que chegam e partem operações logísticas de e para os principais portos da península ibérica e daí para o Mundo.

IGREJA SANTIAGO DE BOUGADO

VILA BEATRIZ - ERMESINDE

 

CASA DA CULTURA DA TROFA

BISCOITOS DE VALONGO

 

FORUM TROFA XXI

SANTA RITA

 

BIBLIOTECA DE VALONGO

 

 

SERVIÇOS

Horário de atendimento geral

Dias úteis 9h00 - 17h30

WWW.CM-VALONGO.PT